A 2ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (SEPEC) visa divulgar e fomentar a produção do conhecimento pedagógico, científico, tecnológico, sociocultural e artístico, no princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa, a extensão e a cultura.
Nesta página você encontrará as informações referentes às submissões nas quatro dimensões.
O que você encontrará nesta página:
Informações gerais
Qual é o período de submissão?
O período de submissões será de 17 de setembro a 5 de outubro de 2025. Informamos que NÃO HAVERÁ PRORROGAÇÃO NO PRAZO DE SUBMISSÕES.
Como submeter?
A submissões devem ser feitas na Plataforma Doity (Dimensões Ensino, Extensão e Cultura) e/ou Plataforma Yoko (Dimensão Pesquisa), devendo os (as) autores (as) utilizarem o modelo correspondente a dimensão/tipo de trabalho escolhido.
Para mais orientações sobre como submeter nas plataformas mencionadas, assista nossos tutoriais em vídeo:
Anais da 2º SEPEC
Os trabalhos aceitos e apresentados serão publicados nos Anais do 2º SEPEC, desde que obtenha pontuação mínima exigida conforme regras da respectiva dimensão, tenha sido feitas as eventuais correções indicadas pela comissão avaliadora e ainda tenha indicado autorização no momento da submissão do trabalho.
Cronograma
Esta Chamada Pública seguirá o seguinte cronograma:
- Publicação da chamada pública para submissão: 17/09;
- Submissão das propostas (todas as dimensões): 17/09 a 05/10;
- Avaliação das Propostas – 1ª etapa: 06/10 a 09/11;
- Resultado preliminar – 1ª etapa: 12/11;
- Interposição de eventuais recursos – 1ª etapa: 13 a 14/11;
- Resultado final – 1ª etapa: 24/11;
- Divulgação dos locais e datas de apresentação dos trabalhos – 2ª etapa: 26/11;
- Realização da 2ª SEPEC: 01 a 05/12;
- Apresentação dos trabalhos – 2ª etapa: 01 a 05/12;
- Cerimônias de premiação dos melhores trabalhos: 05/12;
- Envio da versão final para publicação nos anais: 08 a 21/12.
Ensino
Quem pode e qual tipo de trabalho submeter?
No caso da Dimensão Ensino, a submissão pode ser feita por bolsistas e
voluntários(as) dos programas acadêmicos de ensino vinculados à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD):
- Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE);
- Programa de Educação Tutorial (PET);
- Programa de Iniciação à Docência (PID);
- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
Um(a) bolsista e/ou voluntário(as) pode submeter Resumos Expandidos no formato PDF, na condição de proponente/autor(a) principal, por meio do seu e-mail institucional, sendo obrigatoriamente necessário indicar no sistema de submissão os nomes de todos(as) os(as) coautores(as) do trabalho, o que deve incluir os(as) demais estudantes que integram o trabalho e o(a) coordenador(a)/tutor(a) do projeto.
Apresentação dos trabalhos
Os trabalhos serão apresentados de forma oral ou sinalizada em Libras (exclusivo para surdos) em formato presencial, em sala a ser informada pela organização. Cada apresentação terá duração de até 10 minutos, com emissão de certificados no final do evento. As apresentações devem seguir o template de apresentação disponibilizado pela organização, que pode ser acessado na seção Templates e resultados desta página.
Templates e resultados
Todos os documentos referentes ao Edital nº 01/2025/GR/UFCA serão publicados na lista abaixo:
- Edital e resultados
- Templates e formulário de recurso
- Plataforma de submissões e tutorial
Pesquisa
Quem pode e qual tipo de trabalho submeter?
No caso da Dimensão Pesquisa, a submissão dos trabalhos é aberta a qualquer pessoa da comunidade acadêmica da UFCA, devendo enquadrar seu trabalho em uma das modalidades a seguir:
- Iniciação Científica;
- Desenvolvimento Tecnológico e Inovação;
- Ensino Médio;
- Pós-graduação.
O(a) autor(a) pode submeter Resumos Expandidos ou Trabalhos Completos, no formato PDF, sendo obrigatoriamente necessário indicar no sistema de submissão os nomes de todos(as) os(as) coautores(as) do trabalho.
Apresentação dos trabalhos
Os trabalhos serão apresentados de forma oral ou sinalizada em Libras (exclusivo para surdos) de forma remota (para Trabalho Completo), ou em uma sessão de pôster de forma presencial (para Resumo Expandido), a ser divulgado junto com a publicação do resultado dos trabalhos aceitos.
Cada apresentação terá duração de até 10 minutos, com emissão de certificados no final do evento. As apresentações devem seguir o template de apresentação disponibilizado pela organização, que pode ser acessado na seção Templates e resultados desta página.
Templates e resultados
Todos os documentos referentes ao Edital nº 01/2025/GR/UFCA serão publicados na lista abaixo:
- Edital e resultados
- Templates e formulário de recurso
- Template de Resumo Expandido – Dimensão Pesquisa
- Template de Trabalho Completo – Dimensão Pesquisa
- Template – Apresentação de trabalhos – Dimensão Pesquisa- (Microsoft PowerPoint) – será disponibilizado em breve
- Template – Apresentação de trabalhos – Dimensão Pesquisa – (Canva) – será disponibilizado em breve
- Formulário de interposição de recurso
- Plataforma de submissões e tutorial
Extensão
Quem pode e qual tipo de trabalho submeter?
No caso da Dimensão Extensão, a submissão pode ser feita por coordenadores(as)/tutores(as), bolsistas e voluntários de programas/projetos vinculados na Pró-reitoria de Extensão (PROEX), cujas atividades estejam no período de vigência.
Os extensionistas podem submeter Resumos Expandidos no formato Microsoft Word (DOCX) com o intuito de divulgar trabalhos culturais e científicos realizados ações de Extensão Universitária.
Apresentação dos trabalhos
Os trabalhos serão apresentados de forma oral ou sinalizada em Libras (exclusivo para surdos) em formato remoto, via Google Meet, em sala virtual a ser informada pela organização. Cada apresentação terá duração de até 10 minutos, com emissão de certificados no final do evento. As apresentações devem seguir o template de apresentação disponibilizado pela organização, que pode ser acessado na seção Templates e resultados desta página.
Templates e resultados
Todos os documentos referentes ao Edital nº 01/2025/GR/UFCA serão publicados na lista abaixo:
- Edital e resultados
- Templates e formulário de recurso
- Plataforma de submissões e tutorial
Cultura
Quem pode e qual tipo de trabalho submeter?
No caso da Dimensão Cultura, a submissão pode ser feita por
Poderão submeter trabalhos: bolsistas, voluntários(as), proponentes,
coordenadores(as) de programas e projetos institucionais da Pró-Reitoria de
Cultura (PROCULT) e de projetos de iniciativa da comunidade acadêmica
vinculados à mesma pró-reitoria.
Poderá ser submetido Resumos Simples, Resumos Expandidos ou Apresentações Artísticas no formato Microsoft Word (DOCX), na condição de proponente/autor(a) principal, até 3 (três) propostas, uma em cada modalidade de submissão.
As propostas de Resumo Simples e Resumo Expandido devem estar alinhadas ao tema da 2ª SEPEC ou a um dos eixos temáticos do Plano de Cultura da UFCA:
- Política Cultural, Cultura e Sustentabilidade;
- Acervo e Memória;
- Diversidade Cultural;
- Linguagens Artísticas;
- Idiomas e Culturas
- Estrangeiras;
- Educação Científica;
- Cultura do Movimento;
- Práticas Esportivas.
Já as Apresentações Artísticas deverão se enquadrar nas seguintes modalidades:
- Artes Cênicas;
- Artes Visuais;
- Música;
- Cinema e Audiovisual.
Apresentação dos trabalhos
Os Resumos Simples deverão apresentados em formato presencial em uma sessão de pôster (forma oral ou sinalizada em Libras – exclusivo para surdos), com duração de até 10 minutos.
Os Resumos Expandidos deverão ser apresentados em formato remoto (formato oral ou sinalizada em Libras – exclusivo para surdos), com duração de até 10 minutos.
As Apresentações Artísticas deverão ser apresentadas presencialmente ou de forma remota, conforme regras dispostas no item do Edital. A duração dependerá do tipo de apresentação escolhida.
As apresentações devem seguir o template de apresentação disponibilizado pela organização, que pode ser acessado na seção Templates e resultados desta página.
Templates e resultados
Todos os documentos referentes ao Edital nº 01/2025/GR/UFCA serão publicados na lista abaixo:
- Edital e resultados
- Templates e formulário de recurso
- Template de Resumo Simples – Dimensão Cultura
- Template de Resumo Expandido – Dimensão Cultura
- Template de Apresentação artística – Dimensão Cultura
- Template – Apresentação de trabalhos – Dimensão Cultura – (Microsoft PowerPoint)
- Template – Apresentação de trabalhos – Dimensão Cultura – (Canva)
- Formulário de interposição de recurso
- Plataforma de submissões e tutorial